Fotografia de Mariana Castro

Luís Guilherme Jordão de Mendonça (nascido em 18/03/1986, Lisboa) é doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), sob orientação da Professora Doutora Margarida Medeiros. Doutoramento realizado no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – CECL e com bolsa de investigação atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão, sob orientação do Professor Doutor João Mário Grilo. E é licenciado em Comunicação Social (curso pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (então ISCSP-UTL, hoje ISCSP-ULisboa). É um e-formador certificado, desde 2020.

É Professor Auxiliar Convidado na NOVA FCSH, ministrando as Unidades Curriculares de Documentário e Fotografia e Cinema (Mestrado), Ensaio Audiovisual – Teoria e Prática e Teoria da Fotografia e do Filme (ambas da Pós-graduação de Estudos Visuais: Fotografia e [Pós] Cinema, em relação à qual exerço funções de vice-coordenação, desde 2023 e, pontualmente, em 2020-2021). Ministrou, entre 2021 e 2024, a Unidades Curricular de Cinema (Doutoramento, com Pedro Florêncio, com João Mário Grilo como Professor Responsável).

Desde 2024, lecciona, enquanto Professor Adjunto Convidado, na Escola Superior de Teatro e Cinema, as UC de História do Cinema II e História do Cinema IV (respectivamente, no primeiro e segundo anos da Licenciatura em Cinema).

É programador na Cinemateca Portuguesa desde Setembro de 2019. Foi neste âmbito que organizou múltiplos ciclos, escreveu mais de uma centena de Folhas de Sala, textos e notas para o Jornal da Cinemateca, apresentou incontáveis sessões e colaborou com a comunicação. Entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2012, estagiou, por via de concurso público, na área funcional de programação dessa mesma instituição, sob orientação de Luís Miguel Oliveira.

Em 2023, participou, sob representação da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, na 8.ª Edição da Winter School da FIAF – International Federation of Film Archives, em colaboração com a Cinémathèque française e a Fondation Jérôme Seydoux-Pathé, subordinada ao tema “Programming Film Heritage”

É investigador integrado do ICNOVA, desde a sua fundação, pertencendo ao grupo Culture, Mediation and Arts (CM&A). Integra a direcção do festival interuniversitário de cinema CINENOVA, desde 2021. Colabora, como argumentista, com a equipa de comunicação da Reitoria da NOVA, para a realização de Impact Stories, desde 2020. Integrou, entre 2016 e 2017, o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, dentro do cluster de Photography and Film Studies.

Dá aulas de História da Fotografia no Instituto Português de Fotografia, desde Junho de 2018. Dá aulas no âmbito de Cursos Livres da NOVA FCSH concebidos por si em colaboração com colegas da área do cinema e da fotografia. Organizou vários ciclos de cinema e debates. Realizou a curta-metragem Lugar/Vazio em 2010 (colocada online em Setembro de 2014), filme mostrado no festival Panorama e exibido na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Tem integrado júris académicos, desde 2017, em provas de mestrado e, desde 2020, em provas de doutoramento. Foi peer-reviewer para as revistas Media & JornalismoAniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, International Journal on Stereo & Immersive Media, Comunicação Pública, Vista, Cadernos de Literatura Comparada, Imaginaires, Revista 2i, A Idade Maior e Compendium: Journal of Comparative Studies | Revista de Estudos Comparatistas.

Desde Janeiro de 2021, ocupa o cargo de co-director da Interact – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. Além de ter fundado e alimentado o blogue/newsletter CINEdrio, escreve regularmente no site de cinema por si co-fundado e por si co-editado À pala de Walsh, “Le site le plus important du Portugal” (Cahiers du cinéma, Dezembro de 2015). Para o À pala de Walsh tem produzido textos críticos, crónicas, traduções, reportagens, eventos, vídeos e várias entrevistas (entre os entrevistados, destacam-se Albert Serra, Charles Burnett, Christian Petzold, James Benning, Jean-Claude Brisseau, José Luis Guerín, Kleber Mendonça Filho, Roger Corman, Lisandro Alonso, Mark Cousins, Mark Rappaport e Tobe Hooper). Desde a sua fundação, em 2014, é delegado português da Cinema and Moving Image Research Assembly (CAMIRA) e foi um dos editores do seu blogue CAMeRA.

Apresentou sessões e moderou a masterclass do Herói Independente Jem Cohen durante o IndieLisboa 2017. Colaborou em 2016 com o IndieLisboa na edição da revista e catálogo do festival, bem como na concepção e produção do espaço de debates e masterclasses LisbonTalks. Apresentou sessões, moderou debates e foi júri em vários festivais: IndieLisboa (júri do Prémio Blogues de Cinema, 2013), New Horizons (Wroclaw, Polónia, 2013), primeiro episódio do Close-Up – Observatório de Cinema (Vila Nova de Famalicão, 2016), Play-Doc (Tui, Galiza, júri do Prémio CAMIRA, 2016), Frames Portuguese Film Festival (Estocolmo, 2016), Curtas Vila do Conde (moderação de debate e aula, 2016), Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa (moderação do debate “O Papel do Guião no Cinema de Autor: De Objecto de Estudo a Motor da Indústria”, 2017), Curt’Arruda (júri do troféu Curt’Arruda – Melhor Curta-metragem Rural, 2017), Filmes do Homem (Melgaço, 2017), segundo episódio do Close-Up – Observatório do Cinema (Vila Nova de Famalicão, 2017), Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (júri do Prémio da Crítica, 2018), Festa do Cinema Italiano (organização e moderação das “cineconversas” em 2017 e apresentação de sessão em 2018); o ciclo Topografias Imaginárias (na Videoteca Municipal de Lisboa, conversa antes da projecção do filme Storm Over Lisbon em 2018), o festival interuniversitário CINENOVA (parte do comité de selecção de filmes em 2019), o quarto episódio do Close-Up – Observatório do Cinema (Vila Nova de Famalicão, 2019), o festival interuniversitário CINENOVA (jurado do prémio da competição nacional, Março de 2020), o festival ImaRgens (São Paulo, em 2020 [online]), a terceira edição do festival Triste Para Sempre (Julho de 2021), a 29ª do Festival Curtas Vila do Conde (apresentação de sessão da Competição Nacional na extensão de Lisboa, 23 de Julho de 2021), MDOC – Melgaço International Documentary Film Festival (debate em torno de Cabra Marcado para Morrer [1981] de Eduardo Coutinho, com o Professor Jorge Campos, dia 7 de Agosto de 2022; debate, com o Professor Jorge Campos, em torno de Lonely Boy e Stravinsky, dia 6 de Agosto de 2023), Apresentação em vídeo da sessão inaugural da retrospectiva dedicada a Catarina Mourão no Close-Up- Observatório do Cinema (Vila Nava de Famalicão, 2022), o Cineclube de Alvalade no âmbito do ciclo “Os 70s, you sexy bitch!” (conversa com Marta Simões e Susan Bessa em torno de Five Easy Pieces, Cinema Fernando Lopes, Lisboa, 3 de Novembro de 2022), a quarta edição do CINENOVA (jurado intarncional, Novembro de 2022).

Em 2017, escreveu regularmente artigos de fundo sobre grandes fotógrafos da história e publicou entrevistas a fotógrafos portugueses para o blogue do Instituto Português de Fotografia (IPF).

Endereço electrónico: luismendonca@fcsh.unl.pt

Distinções: Prémio Professor Luís de Matos 2009 (destinado a premiar o aluno que em cada ano concluir com a mais alta classificação a licenciatura em Comunicação Social no ISCSP-UTL), Segundo prémio UTL/Santander Totta dos “Melhores Estudantes da UTL” 2009, Melhores Mestres 10/11 – Melhor Mestre em Ciências da Comunicação 2012 NOVA FCSH.

PUBLICAÇÕES

Livros/Dossiers

(Livro + DVD, com Júlio Alves) Habitar o Tempo: Júlio Alves na Maison Cinéma de Pedro Costa / Inhabiting Time: Julio Alves in the Maison Cinéma of Pedro Costa, Lisboa, The Stone and the Plot e Midnight Express, 2023.

(Coordenação) Leo Hurwitz e Pare Lorentz: O Documentário Americano no Período do New Deal, Lisboa, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2023.

Majestosa Imobilidade: Contributo para uma Teoria do Fotograma, Lisboa, Edições 70, 2023.

Belarmino, Dossier n.º 23 do PNC Pedagógico do Plano Nacional de Cinema, PNC com ICA, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Direcção-Geral da Educação, 2021.

História da Fotografia – Ao Encontro das Imagens, Lisboa, Edições Colibri, 2019.

(editor com Carlos Natálio e Ricardo Vieira Lisboa) O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh, Lisboa, Linha de Sombra, 2017.

Fotografia e Cinema Moderno: Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra, Lisboa, Edições Colibri, 2017.

Partes de Livros

«O Jardim: o regime da interrupção e o depois…», in Júlio Alves & Hugo Barata, Frame[scapes]: Para uma Geocinemática, Lisboa, Stolen Books, 2024.

«Halloween / Regresso do Mal (1978), John Carpenter: Plano de Abertura [00:02:22 / 00:07:00]», in Nelson Araújo (coord.), Os 100 Melhores Planos do Cinema – 100 Autores, 100 Planos, Lisboa, Edições 70, 2023.

«Crítica e cinefilia na nuvem digital: segundo nascimento ou segunda morte?», in Paulo Cunha e Manuela Penafria (Eds.), Crítica do Cinema. Percursos e Práticas, Covilhã, LabCom-Comunicação e Artes, Colecção Ars, 2022.

«Nova Hollywood: pontos de fuga do cinema americano dos anos 60 e 70», in Nelson Araújo (Coord.), História do Cinema, Lisboa, Edições 70, 2021.

«Da técnica à estética fotofílmicas: o erro como brincadeira», in Manuel Bogalheiro (ed. e coord.), Crítica das Mediações Totais – Perspectivas Expandidas dos Media, Lisboa, Documenta, 2021.

«Eu Jane, Tu Mário: Uma Mulher no Ecrã», in José Bértolo, Fernando Guerreiro e Clara Rowland (org.), Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano – Ensaios para Mário Jorge Torres, Lisboa, Bookbuilders, 2021.

«A crítica como diálogo ou os ‘face-a-filme’ de Serge Daney e Louis Skorecki», in Elisabete Marques e Rita Benis, Escrita e Imagem, Lisboa, Documenta, 2020.

«A revista Trafic: o fantasma de Serge Daney e ecos de Portugal», in Sónia Rafael, Silvina Rodrigues Lopes, Rita Basílio, Maria João Gamito e João Paulo Queiroz (coord.), Das Revistas: Voltar a Ver, Lisboa, Faculdade de Belas Artes de Lisboa e pelo Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes (CIEBA), 2020.

«Pelo Mundo Perdido da Aventura», in David Cachopo, Lonesome Traveler Project, Lisboa, edição de autor, 2020.

«Angel Face: lições de mise en scène», in Jeffrey Childs e José Bértolo (ed.), Espelhos do Film Noir, Lisboa, Documenta, 2019.

«‘Todas as fotografias são memento mori’: encenações da morte nalguns filmes de terror», in José Bértolo e Fernando Guerreiro (eds.), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura, Famalicão, Húmus, 2019.

«A fotografia e o fotográfico: Da «pequena fuga» ao freeze frame», in Margarida Medeiros (org.), Fotogramas: ensaios sobre fotografia, Lisboa, Documenta, 2016.

Prefácio de O Labirinto e o Espelho. O Cinema de João César Monteiro de Francesco Giarrusso, Covilhã, Labcom.ifp, 2016.

«Cientistas e Vagabundos: história de um mundo perdido entre Agee e Chaplin», in Eiras, Pedro (org.), Materiais para o Fim do Mundo 6 (Libreto), Porto, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Novembro 2016.

«Para lá do problema da linguagem: Manny Farber e a escrita cinema como boa prática», in Rowland, Clara, e Bértolo, José (orgs.), A Escrita Cinema: EnsaiosLisboa, Documenta, 2015.

«Written Black and White Images: James Agee and the Childhood of Modern Cinema», in Medeiros, Margarida, Flores Mendes, Teresa e Cunha Leal, Joana (ed.), Photography and Cinema: 50 Years of Chris Marker’s La Jetée, Newcastle, Cambridge Scholars Publishing, 2015.

«Ermanno Olmi ou o Amor como Conceito Laboral», in Giarrusso, Francesco (ed.), Ermanno Olmi. Uma excêntrica normalidade, Lisboa, edições Il Sorpasso, 2012.

Artigos em Revistas/Jornais/Catálogos

«Hervé Guibert e Roland Barthes e suas mães: a morte do autor depois da fotografia», website de projecto financiado pela FCT, Ghost – Espectralidade: Literatura e Artes (Portugal e Brasil), 2023.

«Fantasia Lusitana: Catarina Mourão», Catálogo da Retrospectiva dedicada a Catarina Mourão, Observatório do Cinema – Close-Up, Famalicão, 15 de Outubro 2022.

«V. F. Perkins On Movies – Collected Shorter Film Criticism: ‘Play It Again’ or The Film World Under Inspection», Journal of Science and Technology of the Arts, Vol. 13, N.º 3, Março 2022.

«Monsieur Verdoux ou a morte do Vagabundo», Folha do Ciclo da Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa “Cinema como Justiça”, Novembro 2021.

«Escangalha o telemóvel», Público, 11 de Março 2019.

«Miéville e Godard: dois é um, dois é três», La Furia Umana, número 33, Janeiro 2018.

«Por Dentro das Imagens: O movimento do olhar e a vertigem do novo milénio», Aniki, Vol. 4, n.º 2, Julho 2017.

«Eldorado XXI: história de uma permuta entre o cinema e o museu», Re•vis•ta, número 3, 16 de Junho 2017.

«Katja Pratschke e Gusztáv Hámos: Transposições do Cinema e da Fotografia», Catálogo IndieLisboa 2017, Maio 2017.

«Crítica e cinefilia – dos Cahiers amarelos à nova democracia digital», Camões: Revista de Letras e Culturas Lusófonas, número 24, 2016.

«O caso português: cinema experimental, esse estrangeiro», Re•vis•ta, número 2, 26 de Novembro 2016.

«Two Dollar Movie: Rachel, Rachel», Lola, número 7, 18 de Novembro 2016.

(com Ricardo Vieira Lisboa e Sabrina D. Marques) «Mark Rappaport: Interessa-me o ponto de vista da lagarta sobre a maçã», Catálogo Curtas Vila do Conde, Julho 2016.

«Abbas Kiarostami: o grande movimento da vida», Expresso (site), 5 de Julho 2016.

(vídeo) «tragob ed sagur sa», ESC:ALA, número 8, 7 de Junho 2016.

(com Sabrina D. Marques) «Corpo quente/Corpo frio: um ensaio audiovisual sobre Eyes Wide Shut, Interact, número 24, 16 de Maio 2016.

(com Carlos Natálio) «Catherine Grant, a Guardiã da Cinefilia Digital», Interact, número 24, 1 de Maio 2016.

«Maria Filomena Molder: a infância e a arte de contar histórias», Café com Letras, Número 2, Maio 2016. 

«Gipsofila e a genealogia de um gesto», Doc Online/ Revista Digital de Cinema Documentário, número 19, Abril de 2016.

«Lionel Rogosin, o humanista exemplar», in Lionel Rogosin: Come Back, Africa e On the Bowery, editado por Sabrina Marques (Germinal), livrete da exposição Lionel Rogosin patente no Teatro Municipal Rivoli, organização Porto/Post/Doc com À pala de Walsh, entre 1 e 8 de Dezembro 2015.

«Lionel Rogosin: Auschwitz, Todos os Dias», Magazine Porto/Post/Doc 2015, Dezembro 2015.

(com Sabrina D. Marques e Carlos Natálio), «Fendas nas Censuras Cinematográficas», Wrong Wrong, Número 2, Julho 2015.

«About Mad Max: Fury Road / Os Olhos de Theron», La Furia Umana (versão digital), número 24, Julho 2015.

«Gone Girl ou A Violação das Superfícies», La Furia Umana (versão digital), número 23, Abril 2015.

«Vê de Ventura: Como a Outra Parte Viveu a Revolução», La Furia Umana (versão digital), número 22, Dezembro 2014. 

«Nova Iorque, Nova Iorque: O Fantasma da Fotografia em Peter Hutton», La Furia Umana (versão em papel), número 6, Setembro 2014.

«Para lá do problema da linguagem: Manny Farber e a escrita cinema como boa prática», Revista Falso Movimento, número 1, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Centro de Estudos Comparatistas e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), 2014.

(republicação) «James Benning e o Comentário à Técnica em 13 Lakes (2004) e RR (2007)», CineCachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (UFRB), Dezembro 2013.

«Losey e Losey: O Exílio Britânico e a Fractura Pinteriana», La Furia Umana (edição online), número 17, Outubro 2013.

«JB e o Comentário à Técnica em 13 Lakes e RR», La Furia Umana (versão em papel), número 1, Janeiro 2013.

«O Cavalo de Turim em 10 Pontos», CineCachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Janeiro 2013. 

COMUNICAÇÕES E AULAS POR CONVITE

(com Paulo Pires do Vale e Adriano Smaldone) Conversa em torno de Teorema de Pier Paolo Pasolini, no âmbito da programação paralela da exposição “Atravessar uma ponte em chamas”, de Berlinde De Bruyckere, CCB Museu de Arte Contemporânea, 2 de Março 2024.

“Pontos de Fuga e Sem Fuga no Cinema Americano dos anos 70 (Partes I e II)”, duas aulas dadas na UC de História do cinema, ministrada pelo Professor Pedro Florêncio, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 9 e 10 de Novembro 2023.

“Formação sobre Belarmino em torno do Dossier Pedagógico do PNC”, Acção de Curta Duração para Professores, Plano Nacional de Cinema e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 6 de Novembro 2023.

“Hervé Guibert and Roland Barthes and their m/others: the death of the author after photography”, Hervé Guibert e Roland Barthes: Escrita, Fotografia, Cinema e Cultura Queer, conferência organizada por Luís Mendonça (ICNOVA), José Bértolo (IELT) e Amândio Reis (CeComp, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 3 de Outubro 2023.

(Com Amândio Reis e António Preto) Apresentação do livro A Imagem Fantasma de Hervé Guibert, editado pela BCF Editores, Feira do Livro do Porto, 2 de Setembro 2023.

(com José Bértolo, Pedro Mexia, Rodrigo Francisco, Saguenail, Teresa Vieira e Vasco Câmara) Participação na mesa dedicada à Crítica de Cinema no âmbito dos históricos Novos Encontros do Cinema Português, Batalha Centro de Cinema, no dia 6 de Junho 2023.

“Photography is (not) an aphorism: the haunted perception of the city and the endless circulation of Takuma Nakahira”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), conferência organiza pelo IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, 5 de Maio 2023.

(com João Monteiro, Filipa Rosário e Pedro Florêncio) Apresentação do livro O Quarto Perdido no MOTELX:Os filmes do terror português (1911-2006), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 10 de Abril 2023.

(com Júlio Alves) Apresentação do filme Diálogo de Sombras de Júlio Alves, Cinema City Alvalade, 28. de Março 2023.

“Crítica à crítica: o tête-à-tête com as imagens e a procura de uma práxis”, aula para o Curso de Crítica de Cinema, organizado pelo IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova, organizado por Cátia Rodrigues & Paolo Stellino, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 28 de Janeiro 2023.

“Os Cineastas Amadores do Pós-guerra: A Fotografia de Rua como Sinopse da Modernidade Cinematográfica [Apresentação de uma tese de doutoramento]”, para a UC de História do cinema, ministrada pelo Professor Pedro Florêncio, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 7 de Dezembro 2022.

“O fio que nos cose (Fernando Lopes)”, Cinema Português. Uma História de Fantasmas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 29 de Novembro 2022.

(com Marta Simões) Apresentação e discussão de Five Easy Pieces, ciclo “Os 70s, you sexy bitch!”, Cineclube de Alvalade, 3 de Novembro 2022.

“Duas faces da mesma moeda: Nanook e Nosferatu”, colóquio, com sessão de cinema, “Centenário Nanook: Repensar o Real a Partir do Legado de Flaherty”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 9 de Junho 2022.

Apresentação em vídeo de duas sessões (Il sorpassoDracula: Prince of Darkness  e, noutro dia, Até Ver a Luz) para o Centro Cultural de Cascais, no âmbito do ciclo de cinema História(s) do cinema, produção pela Fundação D. Luís I, nos dias 20 de Fevereiro e 8 de Maio 2022.

“O fotográfico segundo a Nouvelle Vague”, aula para a UC de História do cinema, ministrada pelo Professor Pedro Florêncio, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 9 de Dezembro 2021.

(com José Bértolo) “Apresentação do livro A Cadeira (do) Fantasma de Fernando Guerreiro”, Linha de Sombra, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 5 de Novembro 2021.

“Crítica e cinefilia na nuvem da informação: segundo nascimento ou segunda morte?”, 2.º Seminário Crítica de Cinema (online), organizado pelo LabCom, da Universidade da Beira Interior, 21 de Maio 2021.

(com Fábio Andrade e de Hernani Heffner) “Onde está o mundo? Das estratégias de aproximação”, conversa online organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com base num ciclo de cinema constituído por 28 filmes portugueses produzidos na última década, no que é uma Mostra de Portugal para o Mundo, 25 de Fevereiro 2021.

(com André Cepeda e Maria do Carmo Serén) “Apresentação do catálogo Manoel de Oliveira, Fotógrafo” (online), organizada por Serralves (Casa do Cinema Manoel de Oliveira, 16 de Fevereiro 2021.

“O que é pensar o cinema, hoje?”, aula para a UC de História do cinema, ministrada pelo Professor Pedro Florêncio, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 20 de Maio 2020.

(com José Manuel Costa) “Apresentação do livro de João Bénard da Costa Escritos sobre Cinema, Tomo I – 2.º Volume“, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 12 de Julho 2019.

(com José Bértolo e Mário Jorge Torres) “Apresentação do livro de José Bértolo Sobreimpressões: leituras de filmes“, Linha de Sombra, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 29 de Abril 2019.

“Configurações do espaço e do tempo no cinema de Takashi Ito”, aula para a cadeira de Cultura Japonesa Contemporânea, ministrada pelo Professor David Pinho Barros, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), 4 de Dezembro 2018.

“Utopia, dreams, and destruction: the post-May 68 landscape or the group Zanzibar”, International Conference on Landscape and Cinema, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), 4 de Dezembro 2018.

“A crítica como diálogo ou os ‘face-a-filme’ de Serge Daney e Louis Skorecki”, Seminário Aberto “Escrita e Imagem” organizado por Elisabete Marques, Jeffrey Childs e Rita Benis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), 22 de Novembro 2018.

(com Ricardo Vieira Lisboa) “Perpetual movement: the GIF before and after the GIF”, Colóquio Internacional Times and Movements of the Image, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), 15 de Novembro 2018.

“Fotografia e a ‘Coincidência Cinema'”, aula dada no âmbito do seminário de mestrado Fotografia e Cinema ministrado pela Professora Margarida Medeiros, FCSH/NOVA, 18 de Outubro 2018.

“Angel Face: lições de mise en scène“, seminário RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura “Espelhos do Film Noir” (organizado por Jeffrey Childs e José Bértolo), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), 17 de Outubro 2018.

“Ensinar a ensinar em Entre les murs: a ‘hipótese cinema’ entre salas”, ciclo de conferências – e de cinema – “A Escola Secundária e o Cinema”, Escola Secundária de Pedro Nunes e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 6 de Julho 2018.

“A revista Trafic: o fantasma de Serge Daney e os ecos de Portugal”, Colóquio “Das Revistas: Voltar a Ver”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 24 de Maio 2018.

“‘Todas as fotografias são memento mori’: encenações da morte nalguns filmes de terror”, seminário RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura “O Realismo Espectral da Imagem Fotográfica” (organizado por José Bértolo), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), 26 de Abril 2018.

(com António Júlio Duarte e Teresa Villaverde) “Apresentação do livro de António Júlio Duarte Ensaio“, Livraria Linha de Sombra, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 17 de Março 2018.

“Fotografia e cinema moderno: casos de intercâmbio entre a fotografia e o cinema”, aula dada no âmbito do seminário de mestrado Fotografia e Cinema ministrado pela Professora Margarida Medeiros, FCSH/NOVA, 8 de Março 2018.

“Da técnica à estética fotográficas: o erro como brincadeira”, ciclo de conferências Fotografia e Erro: Acaso, Manipulação e Desconhecido, mesa dedicada à Filosofia, organização por Instituto Português de Fotografia (IPF) e Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA, no IPF do Porto, 16 de Novembro 2017.

“O caso da Magnum e as outras faces da fotografia de cena”, Talk A História do Cinema Vista pela Fotografia, AlgarveShopping, organização por Sonae Sierra no âmbito da exposição de Milton Green Marilyn Unseen, 11 de Novembro 2017.

(com Maria Coutinho e Andrea Ragusa) “Conteúdos, metodologias e perspectivas futuras da investigação doutoral”, seminário Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 19 de Outubro 2017.

“Gesture and Colour in Isao Takahata’s Ghibli”, conferência inserida no colóquio internacional EAJS: 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1 de Setembro 2017.

“Jorge Molder: aparições do eu e do outro”, aula inserida na exposição O Fotógrafo Acidental (curadoria de Delfim Sardo), Culturgest, 27 de Junho 2017.

“Auto-cinema: os (des)dobramentos da matéria fílmica” (em duas partes), workshop Vanguardas da imagem em movimento e som, organizado por Victor Jorge, Galeria Passevite, Lisboa, 11 e 18 de Junho 2017.

(com Tatiana Macedo e João Silvério) “Apresentação das publicações What is unspoken Orientalism and Reverse de Tatiana Macedo”, Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC), 26 de Maio 2017.

“Igualdade e Diversidade de Género: apresentação dos filmes The Masquerader de Charles Chaplin e The Homicidal de William Castle”, 9.º mARTE – Mostra de Artes Visuais, Casa do Vinho em Barcelos, 19 de Maio 2017.

“Pedro Costa e a influência da fotografia americana”, VII Encontro Anual AIM, Instituto de Ciências Sociais – Universidade do Minho, 12 de Maio 2017.

“O primitivo James Wan: da mise en scène como teatro do medo”, aula aberta para o seminário do curso de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, a convite do Professor Sérgio Dias Branco, 26 de Abril 2017.

Apresentação de Ossos no ciclo “Viagem pelo Cinema Português” organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e Francisco Rocha (My Two Thousand Movies), 30 de Março 2017.

“Ermanno Olmi: Amor e Trabalho”, apresentação e discussão antes e depois da exibição de Il posto de Ermanno Olmi, ciclo “Sextas Blast!” organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), 20 de Janeiro 2017.

“Os estudos da imagem em Susan Sontag”, conferência organizada pelo Instituto de História de Arte da FCSH-UNL com comentários da Professora Doutora Margarida Medeiros, 30 de Novembro 2016.

In the Street: na pele da cidade”, Colóquio Internacional Space and Cinema, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 29 de Novembro 2016.

“Cientistas e Vagabundos: história de um mundo perdido entre Agee e Chaplin”, seminário do Fim do Mundo, Faculdade de Letras do Porto – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 22 de Setembro 2016.

“Morte aos críticos! Pelo poder de análise e contra o império do gosto”, aula do workshop de Crítica de Cinema, Festival Curtas Vila do Conde, 13 de Julho 2016.

“O ensaio audiovisual e a crítica de cinema como prática criativa”, conferência na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI), Covilhã, 3 de Março 2016.

Expanded Cinema de Gene Youngblood: o ‘cinema do amanhã’ hoje”, seminário de doutoramento Estéticas Pós-media: Cinema Expandido, ministrado pela Professora Doutora Teresa Cruz, FCSH-UNL, 16 de Dezembro 2015.

“Continuidades e descontinuidades na obra de Mark Rappaport”, cadeira de licenciatura Estudos de Cinema, ministrada pelo Professor Dr. Tiago Baptista, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 23 de Novembro 2015.

XavierRuínas João Bénard da Costa: a experiência da ruína e o trabalho da morte em Manuel Mozos”, V Encontro Anual AIM, ISCTE-IUL, 21 de Maio 2015.

“Morris Engel e Lionel Rogosin: A Fotografia como Molde do Cinema”, Seminário de mestrado Fotografia e Cinema ministrado pela Professora Doutora Margarida Medeiros, FCSH-UNL, Lisboa, 13 de Maio 2015.

(com Carlos Natálio) “Cinema: teoria, crítica e ensaio audiovisual”, Seminário de doutoramento Cinema e Pensamento organizado pela Professora Doutora Teresa Cruz, CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, FCSH-UNL, Lisboa, 14 de Abril 2015.

“Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra: A Fotografia de Rua como Sinopse da Modernidade Cinematográfica”, rubrica Intervalo para o Conhecimento, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Lisboa, 14 de Janeiro 2015.

“O Terror como (In)determinação do Gaze”, debate O Medo na Sociedade, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Lisboa, 17 de Dezembro 2013. 

“Formas e funções da crítica de cinema: do cinema (d)escrito a uma escrita cinema”, workshop Antes e Depois da Imagem – Workshop de argumento e crítica de cinema, Grupo de Investigação Falso Movimento, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 25 de Novembro 2013.

“As Imagens de Morris Engel & Ruth Orkin: O Berço da Modernidade no Cinema”, III Encontro Anual AIM, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 12 de Maio 2013. 

(com Francesco Giarrusso) “O Homem e a Técnica: Do Comboio dos Lumière à Paisagem Digital em Benning”, 2.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, Escola Superior de Educação de Viana, 3 de Maio 2013. (publicação de texto aqui)

RR de James Benning: do comboio dos Lumière à sala de cinema na era do digital”, Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia: Pesquisa em Media e Jornalismo: Homenagem a Nelson Traquina, FCSH-UNL, Lisboa, 6 de Dezembro 2012.

“Written Black and White Images: James Agee and the Childhood of Modern Cinema”, conferência internacional “Photography and Cinema: 50 Years of Chris Marker’s La Jetée”, FCSH-UNL, 28 de Novembro 2012.

“Uma Nova Abordagem Crítica do Conceito de Modernidade Cinematográfica”, colóquio “Changing Times: Performances and Identities on Screen”, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 8 de Novembro 2012.

“Baudelaire e as Metavisões do Cinema Moderno”, II Encontro Anual AIM, Universidade Católica de Lisboa, 12 de Maio 2012. (publicação em acta aqui)

“A Fotografia e o Fotográfico: Da ‘Pequena Fuga’ ao Freeze Frame”, colóquio A Fotografia na Era da Pós-Fotografia: História, Cultura e Ontologia, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens / Instituto de História de Arte com a colaboração da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, FCSH-UNL, Lisboa, 24 de Abril 2012.

(com Francesco Giarrusso) “A Modernidade Cinematográfica no Território da Brincadeira Pura”, seminário Questões de Estética organizado pelo Instituto de Filosofia da Linguagem, FCSH-UNL, Lisboa, 19 de Abril 2012.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

(com José Bértolo e Amândio Reis) Conferência e ciclo de cinema “Hervé Guibert e Roland Barthes: escrita, fotografia, cinema e cultura queer”, ICNOVA e IELT da NOVA FCSH e CeComp da FLUL, com o apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2 e 3 de Outubro 2023.

(com Carlos Natálio, João Araújo e Ricardo Vieira Lisboa) Ciclo e conversas “10 Anos ‘À pala'”, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Lisboa, 11 a 15 de Julho 2022.

(com Pedro Florêncio) Conferência e sessão de cinema “Centenário Nanook: Repensar o Real a Partir do Legado de Flaherty”, Instituto de Comunicação da NOVA FCSH (ICNOVA) com o apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Lisboa, 9 e 11 de Junho 2022.

Conversa com José Bértolo Vasco Câmara seguida de sessão de In the Mood for Love a propósito do lançamento do Pack DVD “Mundo de Wong Kar Wai: Edição Especial 7 Discos, Espaço Nimas/Leopardo FIlmes em articulação com À pala de Walsh, 14 de Fevereiro 2022.

(com Filipa Rosário e Pedro Florêncio) Ciclo de Cinema e de Conferências Online “Centenário de Edgar Morin: Cinema, Educação e Transdisciplinaridade”, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC, FLUL) e Instituto de Comunicação da NOVA FCSH (ICNOVA), com o apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Lisboa, 8 e 9 de Julho 2021.

(com Bruno Marques, Madalena Miranda e Érica Rodrigues), “Colóquio NOVA FCSH ‘O ensaio audiovisual na era digital: investigação, pedagogia e artivismo'”, com Workshop ministrado por Catherine Grant (também keynote speaker), organizado pelo ICNOVA, IHC e IHA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), 26 e 27 de Setembro 2020.

(com Miguel Patrício) Sessão e conversa em torno de Seijun Suzuki, O Cinema-fora-dos-Leões, Évora, 15 de Fevereiro 2019.

(com Inês N. Lourenço e Miguel Patrício) “Sessão Especial ‘Happy Hour'”, Espaço Nimas, Lisboa, 13 de Outubro 2018.

(com Cláudia Madeira, Bruno Marques, Mariana Gaspar e Sabrina D. Marques) Ciclo de cinema com conversas “Amor & Intimidade”, Espaço Nimas,  Lisboa, 21 de Fevereiro, 7 e 21 de Março, 4 e 18 de Abril, 2, 16 e 30 de Maio, 6 e 20 de Julho 2018.

(com Elisabete Marques, Bernardo Vaz de Castro e Ricardo Vieira Lisboa) Apresentação À pala de Walsh de Correspondências de Rita Azevedo Gomes, Cinema Ideal, 12 de Março 2018.

Projecção de “La fille de nulle part” de Jean-Claude Brisseau seguida de debate “A Criação e o Artista: Como Separar a Obra do seu Criador?”, Espaço Nimas em articulação com o site de cinema À pala de Walsh, 24 de Janeiro 2018. 

(com Margarida Medeiros e Maria Rosa Figueiredo) Ciclo de cinema “Do Outro Lado Espelho”, FCSH/NOVA em articulação com Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Dezembro de 2017 e Janeiro e Fevereiro 2018.

(com Carlos Natálio e Ricardo Vieira Lisboa) Ciclo de cinema com conversas “Quem és tu, cinema?”, Espaço Nimas, Lisboa, 6 e 20 de Setembro, 4 e 18 de Outubro, 1, 15 e 29 de Novembro 2017.

Ciclo de Conferências “Fotografia e Erro: Acaso, Manipulação e Desconhecido”, com o apoio do Instituto Português de Fotografia e do Institudo de Historia da Arte da FCSH/NOVA, 7 e 9 de Novembro (Lisboa), 14 e 16 de Novembro 2017 (Porto).

(com Carlos Natálio e Ricardo Vieira Lisboa) Talks “Marilyn Unseen”, em torno do tema da fotografia de cena, CascaiShopping e AlgarveShopping, Sonae Sierra, 1 e 11 de Novembro 2017.

(com Bruno Marques, Mariana Gaspar e Sabrina D. Marques) Ciclo de cinema com conversas “Género e Identidade”, Espaço Nimas, Lisboa, 15 de Fevereiro, 1, 15 e 29 de Março, 12 e 26 de Abril, 10 e 24 de Maio, 7 e 21 de Junho, 5 e 19 de Julho 2017.

(com Clelia Bettini) Ciclo de conversas “Cineconversas da 10ª Festa do Cinema Italiano”, Sala 2 do Cinema São Jorge, Lisboa, 8 e 9 de Abril 2017.

(com Bruno Marques e José Oliveira) Conferência “Sobre O olho divino” com projecção de Film de Samuel Beckett e Alan Schneider por Tomás Maia, com a participação de João Penada e Paulo Sarmento, Instituto de História da Arte (IHA), FCSH/NOVA, Lisboa, 7 de Março 2017.

(com À pala de Walsh) “Sessão à Pala: The Brown Bunny”, À pala de Walsh, Guilherme Cossoul, Lisboa, 23 de Julho 2016.

(com Carlos Natálio e Ricardo Vieira Lisboa) “LisbonTalks 2016”, IndieLisboa, Sala 2 do Cinema São Jorge, Lisboa, 22, 26, 27, 29 e 30 de Abril 2016.

(com Margarida Medeiros e Luís Miguel Correia) “Uma Visita Guiada ao Museu no Cinema”, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), FCSH/NOVA, Lisboa, 27 a 31 de Janeiro 2014. (folha de sala sobre Museum Hours aqui)

(com Margarida Medeiros) “Photography & Cinema: 50 Years of Chris Marker’s La Jetée”, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), FCSH/NOVA, Lisboa, 27 e 28 de Novembro 2012.

(com Margarida Medeiros e Paulo Pires do Vale) “Ciclo Tarefas Infinitas: Quando o Cinema Filma Livros”, FCSH/NOVA/Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 17 e 18 de Outubro 2012.

(com Sabrina D. Marques, Manuel Deniz Silva e Luís M. Correia) Ciclo de cinema “Música para Filmes”, Departamento de Ciências Musicais e Mediateca DCC, FCSH/NOVA, Lisboa, 21-25 de Maio 2012.

(com Ricardo Lisboa, Miguel Domingues e Carlos Natálio) Debate “Cinema na RTP2”, FCSH/NOVA, Lisboa, 12 de Maio 2011. (debate online + cartaz em link externo)

(com Marta Fernandes et al.) Ciclo e conferência “Década dos Zeros”, FCSH/NOVA, Lisboa, 21-30 de Abril 2010. (debate online + cartaz em link externo)

(com Núcleo de Comunicação Social) Jornadas da Comunicação, “Um Olhar Sobre a Comunicação”, ISCSP-UTL, Lisboa, 26-30 Maio 2007.

(com Núcleo de Comunicação Social) Ciclos de cinema “Crimes (Im)perfeitos” e “Um outro cinema: 5 realizadores, 5 nacionalidades”, ISCSP-UTL, Lisboa, 2007. (cartazes em link externo, respectivamente, aqui e aqui)